August 21, 2016

Mordida cruzada num bom caminho...


Na sexta-feira foi dia de ter a consulta de manutenção depois das férias. Admitindo que coloquei mais vezes os elásticos do que tinha colocado no mês passado, espera que as notícias fossem um pouco melhores do que da última vez, no entanto sabia que não tinha colocado tantas vezes quantas eram necessárias. É caso para dizer que preciso de me educar nesse sentido para conseguir descruzar de vez esta mordida cruzada. Só que como podem imaginar, não é totalmente agradável colocar três elásticos a puxar-nos três dentes. A força exercida faz com que nos custe a mastigar a comida que é mais sólida, alimentos como um bife ou cereais, são mais complicados de mastigar porque os dentes não estão fixos como estariam se não lhes fosse exercida força sobre eles, compreendem?

Descruzar uma mordida cruzada quando somos adultos é mais complicado. Em crianças, os elásticos funcionam melhor, o nosso céu da boca é mais elástico e por isso permite que o nosso osso se movimente de forma mais rápida. Quando já temos 18 ou 20 anos, o caso vai começando a ficar mais difícil, o que é compreensível. Se os nossos dentes têm memória, o nosso osso está mais do que formado e por vezes a opção remete-nos para a cirurgia, que só de ouvir a explicação me fez confusão! É necessário abrir o céu da boca porque se os ossos não se movimentam, têm de haver um corte para que arcada (chamemos assim) consiga ficar com a dimensão normal e alague quanto baste para nós descruzarmos a mordida e os dentes ficarem no sitio certo. Não é algo bonito de se ouvir, não é não.

O processo num adulto como disse é mais complicado e demorado também. Preferia já estar despachada desta parte, até porque sei o que virá a seguir, é o fechar dos espaços que existem, é chegar quase ao final disto tudo! E isso é o meu maior objectivo, portanto, vou ter de pôr a preguiça para trás das costas e ignorar as dores dos dentes a movimentarem-se e fazer-me à vida! De qualquer modo, já existem progressos do lado esquerdo, está quase descruzado! O lado direito, esse, já é mais teimoso!

1 comment:

  1. Sei bem pelo que passas :) também tive que fazer o mesmo, mas acredita que se fizeres tudo direitinho com os elásticos em alguns meses resolves rápido a mordida cruzada tens é que deixar a preguiça de lado:)

    Beijinhos
    Tem sorteio no blog
    Polimake-Blog | Youtube | Facebook | Instagram

    ReplyDelete