March 16, 2016

Ortodontia: levantamento de mordida

Como já sabem o aparelho dentário tem sido um dos meus melhores amigos e tem feito milagres na minha auto-estima e sexta-feira foi dia de visita. Saber como tudo estava e quais os próximos passos. A famosa manutenção. Só que desta vez, tive direito a brinde (ou não). O brinde foi colocar estas coisinhas azuis que podem ver na imagem. 

Imagens modelo

Para quem não sabe o que são, eu passo a explicar. Estas coisinhas azuis são para fazer o levantamento da mordida. Mas o que é isso? Perguntam muitos de vocês porque não fazem a mínima ideia, tal como eu não fazia. Sabia que me ia afastar os dentes uns dos outros para que não fiquem bloqueados e possam mexer-se à vontade e ir para o sitio certo, o que eu não sabia é que podia provocar dores de cabeça, por exemplo. E eu já sofro imenso com dores de cabeça. Resultado, dores continuas durante dias. Pois, isso mesmo. Acho que só ontem é que não me doeu. Estão a ver o filme não é? 

O facto de ter facilidade em ter dores de cabeça talvez não me ajude, mas não conseguir descansar o maxilar não é nada fácil. Ao que parece é um mal necessário. Tenho a mordida cruzada e este é o primeiro passo para tentar acabar com isso. É uma tentativa, que eu espero sinceramente que corra da melhor forma. Que as dores, valham a pena. É uma sensação pouco agradável, não vos vou mentir. A mim incomoda-me não conseguir unir os dentes de cima aos de baixo, mas não há nada a fazer. 

A solução dada normalmente é a remoção caso não seja suportável. Para já estou a tentar aguentar-me. Espero que com o passar os dias, semanas... e nova visita, as notícias sejam boas e as dores nulas! Até lá... aguenta cabeça, aguenta. E ela que já anda com tanta coisa lá para dentro.

Sabiam o que era o levantamento de mordida? Alguém já passou por esta fase? Se sim, ora contem-me...

12 comments

  1. Nao percebi. Mas afinal o que fazem essa cosisinhas. Impedem que serres os dentes completamente? E o que é "levantar a mordida"? Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqueles "bocadinhos de massa" chamemos assim para ser mais fácil, fazem com que os meus dentes superiores só se toquem naqueles pontos. Não permitindo que grande parte dos dentes se toquem para que seja possível mudar a forma das articulações. O levantamento da mordida no meu caso é para acabar com o cruzamento que existe, ou seja, ao cessar os dentes eles não ficam como deveriam e isso provoca uma data de coisas menos boas... Os dentes influenciam-nos em tudo!

      Espero ter ajudado a entender :)
      Beijinhos

      Delete
  2. O aparelho tem sido o meu melhor amigo também! Nunca me importei com o facto de ter a mordida cruzada até tomar consciência do que isso me provocava. Ao contrario da maioria das pessoas, o meu maxilar superior e inferior estavam ao mesmo nível - ao invés de estar o de cima mais á frente do de baixo. Uso à cerca de 8/9 meses e o maxilar já "descruzou" e agora estou à espera para mudar para uns brackets q o vão puxar um pouco mais para a frente. Já se nota os resultados e estou muito contente com a decisão de o ter colocado! Excepto pelas dores dos dois primeiros dias após manutenção, chamo-lhes os dias da "dieta liquida" XD

    Adoro o blog Joana!
    Rita, http://itsallritasfault.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Não fazia ideia do que era o levantamento da mordida, mas tendo em conta as dores que estás a passar espero bem que valha a pena e corra tudo bem!

    Beijinhos
    http://lostinsarasworld.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. Olá Joana tb tenho mordida cruzada, mas penso que o problema é nos ossos, só com cirurgia, mas não me dói nada, só não gosto do aspecto.
    Será que resulta com o teu método??
    Beijinhos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá!
      Olha sinceramente eu não sei bem. Tem haver com o formato da nossa boca sim e quando mais velhos somos, menos os nossos ossos se moldam. Neste momento uso um arame australiano e estou com este levantamento de mordida. O arame australiano ajudou um pouco, mas ainda é necessário um empurrão. Se ao fim de 2 meses não se notar grande diferença logo tentamos de outra forma, mas creio que não passe por cirurgia. Vamos ver se resulta! :)

      No meu caso a olho nu, só abrindo bem a boca é que se nota. Eu pelo menos vejo tudo "mais ou menos" normal, se é que me entendes!

      Beijinhos :)

      Delete
  5. Eu também tive de fazer esse levantamento de mordida, mas tirei esta semana. Quando o fiz tive de voltar a aprender a comer e a falar e, agora que já estava habituada, ao tirar, estou a aprender outra vez. :) Contudo, o resultado final vale sempre a pena. :D
    Bjs

    ReplyDelete
  6. Olá Joana! Eu já usei aparelho há uns bons anos e durante muito tempo. Primeiro usei um no céu da boca para alargar e depois o normal, na parte de cima e em baixo. Cheguei a usar os elásticos também. Realmente, que época da minha vida!! Quando tirei o aparelho tinha os dentes espectaculares, alinhados, tudo no sítio, mas não sei se foi por ter tirado mais cedo do que devia ou pela minha própria natureza, algumas coisas voltaram ao que era. Ou seja, tenho os dentes direitinhos, mas voltei a ter mau encaixe entre a arcada de cima e a de baixo, e a tal mordida cruzada. Já me habituei. No meu caso é hereditário ;) corrigir só mesmo com cirurgia.
    Mas mesmo assim vale a pena usar, notei grandes diferenças e felizmente nunca sofri de dores de cabeça por causa disso.
    Beijinhos !

    www.luz-e-poeira.blogspot.pt

    ReplyDelete
  7. Quando usei aparelho dentário não cheguei a fazer o levantamento da mordida, mas se calhar deveria tê-lo feito porque tenho um desvio nos maxilares, o que faz com que os meus dentes não assentem de forma correcta.

    Beijinhos e aguardamos pelo final do processo para ver o resultado.

    ReplyDelete
  8. Replies
    1. Eu só usei elásticos, depois perceberam que não seria mais necessário usar mesmo o expansor de mordida. Cerca de uns 6 a 8 meses, mas uma das razões era por eu não colocar todos os dias, atrasou mais o processo, em vez de agilizar.

      Delete
  9. Colocaram me as massas ontem (tenho um dente que tem de vir para a frente)... Não consigo fechar a boca nem comer... Que desconforto para falar e dores para comer... Socorro😳😱

    ReplyDelete

Latest Instagrams

© Joana. Design by Fearne.