March 15, 2016

Nicolau Breyner

Estava no trabalho e li a notícia. Dois minutos depois o meu homem diz-me o que se estava a passar. Nicolau Breyner fez as suas despedidas e partiu. Uma chatice, porque como ele dizia «Não é uma questão de ter medo da morte, eu tenho é pena de deixar de viver.» e sinceramente, acho que é disso que a maior parte de nós tem medo. Disso ou da forma como desaparece do mapa. Porque a vida, essa continua sempre a correr. Nunca pára. E para isso tenho de citar novamente o Nicolau Breyner, «O mundo girou e no dia em que eu morrer, ao contrário do que (…) todos nós temos aquela impressão de “Quando eu morrer o mundo vai parar”. Não vai parar porra nenhuma. Nada pára. O mundo gira, as lojas abrem. As pessoas riem, as pessoas choram, nascem pessoas. Tudo isso no dia em que eu morrer."». 

Nós nunca estamos preparados para a morte dos que amamos porque queremos que fiquem connosco até nós próprios irmos embora. E nunca estamos preparados para dizer o nosso último adeus porque queremos sempre puder viver mais uns minutos, mais umas horas. O medo é de ir embora. O medo é de não puder estar cá para viver mais. Mesmo que o mundo seja um dos sítios mais terríveis para se passar, se não passássemos por ele, não éramos nada. E este senhor foi um dos melhores actores que Portugal já pôde ter e ver passar por esta vida. 


[sinceramente e porque hoje o meu dia começou bem e acabou mal, a forma particular de ver a vida e a força deste senhor fizeram todo o sentido do mundo.]

3 comments

  1. Portugal ficou mais Pobre :( Gostava muito de Nicolau Breyner,quando soube da Noticia ia tendo um colapso! Como Normal nunca ninguém está á espera de perder pessoas no qual gostamos muito! A isto lhe chamo " A grande realidade da Vida"...enfim... Beijinhos Joana .

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ReplyDelete
  2. Sinceramente, os palcos e os ecrãs portugueses sofreram uma grande prenda, mas o Nicolau vai ser sempre parte da cultura portuguesa. "Que triste dia, Sr. Contente!"

    ReplyDelete
  3. Fiquei chocada! Uma grande perda no teatro, cinema, tv e acredito que nos corações dos portugueses! Grande Senhor!!

    ReplyDelete

Latest Instagrams

© Joana. Design by Fearne.