March 01, 2016

Completamente: Guarda-roupa cápsula

Hoje é dia de falar de moda, de dar dicas sobre imagem. Tem sido assim nos últimos tempos, pelas mãos da Consultora de Imagem Rita Completo e hoje é dia. Por isso, vou deixar-me de coisas e passar para as palavras que a Rita me entregou para vocês saberem o que é esta coisa do "Guarda-roupa quê?
Olá queridas leitoras do ”Written by Joana”. Em Dezembro, a Joana pediu-me para escrever sobre - organização de um guarda-roupa prático e funcional. Se ainda não leram, fica aqui o convite para o fazerem. No seguimento deste tema, desta vez fui eu que sugeri à Joana escrever sobre como construir um guarda-roupa pequeno, mas funcional e interessante, designado por guarda-roupa cápsula.

Um guarda-roupa cápsula é um conceito que pretende simplificar a vida da mulher, através da construção de um guarda-roupa simples, prático, funcional e que apela bastante à criatividade.

Como funciona?
A ideia é escolher um número restrito de peças para usar durante um período de tempo estabelecido, criando uma cápsula dentro do guarda-roupa total. Há mulheres que escolhem um guarda-roupa cápsula por estação e há quem o faça por um período mais reduzido.

Numa primeira experiência eu recomendo escolher cerca de 30 peças para usar durante um mês. Depois de experimentarem talvez seja interessante fazê-lo por estação, dependerá de vocês. Não há nenhuma regra rígida quanto a isto, dependerá de cada mulher e sua experiência com o conceito. Quanto a acessórios, podem optar por incluir, ou não, nas peças selecionadas. Eu opto por incluir sapatos, deixando livre a escolha dos restantes, uma vez que é mais fácil dar vida a um visual mudando os acessórios. Roupa de dormir, interior, de andar por casa e de ginásio não deve ser incluída. Durante o período que escolherem, não devem comprar novas peças, nem usar outras peças. Se tiverem espaço, aconselho a terem apenas no armário as peças escolhidas durante esse período.


Que vantagens traz?
Esta ideia até faz bastante sentido, uma vez que, maior parte das mulheres, usa apenas uma pequena percentagem do seu guarda-roupa, sendo que o restante apenas está a ocupar espaço e a desconcentrar na altura da escolha, fazendo com que percam muito tempo a escolher e, no fim, acabam por usar as mesmas peças na mesma.

A restrição das peças, apela bastante à criatividade para que onsigam escolher combinações diferentes todos os dias. Podem até tirar fotos dos looks que servirão para futuras inspirações.

Resumindo:
- Redução do tempo de escolha do visual diário;
- Aumento da criatividade;
- Rentabilização das peças;
- Menor gasto de dinheiro em roupa.

Como construir?
É um processo que, na primeira vez, pode parecer um pouco complexo. Mas não desanimem! Depois de experimentarem tenho a certeza que vão gostar e com o tempo vai ficando mais fácil e intuitivo.
Deixo aqui algumas dicas que podem ajudar…

1 – Façam uma lista de actividades planeadas para esse mês, que seja um dia de trabalho normal, quer seja uma festa com amigos.

2 – Pensem que estilo de roupa precisam para cada tipo de actividade, tendo em atenção: 
a) Se o vosso trabalho exigir um visual formal, por exemplo, um cargo de direcção, as peças deverão ser maioritariamente formais, uma vez que o emprego ocupa maior parte do nosso tempo. 
b) Se o vosso trabalho exigir uma roupa prática, por exemplo, educadora de infância, escolham peças práticas e confortáveis que facilitem os movimentos.

Pensem que tipo de actividades têm aos fins de semana e escolham algumas peças adequadas. Se tiverem muitos eventos sociais à noite escolham mais vestidos (por exemplo) ou se gostarem de passear durante o dia, escolham roupa mais casual e confortável.

Pensem que situações, mesmo não planeadas, possam surgir e reservem uma ou duas peças para tal (caso as restantes peças já escolhidas não sejam apropriadas).

Evitem repetir peças (por exemplo, basta escolher um blazer), o que permitirá construir visuais mais variados. Este planeamento é muito importante, pois permitirá escolher apenas as peças que gostam e efectivamente precisam.

3 – Façam uma lista de peças (pensem se querem ou não incluir acessórios).

4 – Escolham maioritariamente cores neutras, pois são mais fáceis de conjugar, aumentando assim as possibilidades de visuais diferentes.

5 – Com a lista de peças na mão, seleccionem no vosso armário e separem-nas das restantes.

Uma sugestão minha:
Para vos ajudar e inspirar, criei um guarda-roupa cápsula para partilhar convosco.
Seleccionei 31 peças para 31 dias, pensando no mês de Março.

Peças do guarda-roupa cápsula para o mês de Março:


Fiz 31 combinações diferentes, pensando em situações formais, semi-formais e casuais.
Para vos mostrar melhor as possibilidades, resolvi apresentar as sugestões fixando a parte de baixo.

Combinações sugeridas para os 31 dias do mês:






Juntando acessórios à escolha (mala, bijuteria, lenços, cachecóis, cintos ou chapéus), vai dinamizar ainda mais as possibilidades.

Ficaram com vontade de experimentar?
Deixem aqui os vossos comentários, sugestões ou dúvidas.
Beijinhos grandes,
Rita C.

10 comments:

  1. Gostei muito deste post!
    Muito completo =)
    Gosto de ver que finalmente o "Capsule Wardrobe" esta a chegar a Portugal ! Ja vivo com um ha mais de dois anos e mudou completamente a minha vida!

    Sophie.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Sophie. Obrigada pela tua visita e pelas tuas palavras. Que bom saber que já conheces e pões em prática este conceito :-)
      Beijinhos,
      Rita C.
      www.ritacompleto-consultoria-imagem. com

      Delete
  2. Replies
    1. Olá.
      O meu nome é Rita Completo e sou a autora do post. Muito obrigada pela tua visita e comentário. Fico feliz que tenhas gostado!
      Beijinhos,
      Rita C.
      www.ritacompleto-consultoria-imagem.com

      Delete
  3. Adorei este post Joana!!! Parabéns, está perfeito e super útil!
    Que escolhas super giras!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá.
      O meu nome é Rita Completo e a autora desta rúbrica aqui no blog da Joana.
      Queria agradecer a tua vsita e as tuas palavras. Fico muito feliz que tenhas gostado!!
      Beijinhos,
      Rita C.
      www.ritacompleto-consultoria-imagem.com

      Delete
  4. Adorei o conceito, é sem dúvida muito prático!

    Bjxxx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Teresa!
      Ficaste com vontade de experimentar?!
      Se precisaria de ajuda é só dizer ;-)
      Beijinhos,
      Rita C.
      www.ritacompleto-consultoria-imagem.com

      Delete
  5. Olá Rita,
    A ideia de um guarda-roupa cápsula é ótima para não perdermos tempo e nos dispersemos, quando temos muita roupa e pouco tempo para fazer constantes conjugação de peças. Ótimo post.
    Beijinhos
    Clara Dinis
    docinhomorango7.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, querida Clara, pelas tuas palavras. Que bom que gostaste!!
      Beijinhos,
      Rita C.

      Delete