February 01, 2016

ESSENCIAIS PARA DIAS DE CHUVA | COMPLETAMENTE #6

Como já devem ter percebido, este é mais um post por parte da consultora de imagem que publica mensalmente com todo o carinho do mundo para vocês! Desta vez cabe-me a mim justificar o porque de não ter existido publicação no primeiro dia do ano. A razão é essa mesmo. É o primeiro dia do ano, não quis cá complicações, nem coisa alguma. Era dia de atravessar a festa que é o ano novo e respirar apenas. Vocês percebem que eu sei. Mas não fugimos não. Estamos cá e a rubrica mantém-se de pé! Para começar temos um post fresquinho, fresquinho. Mais não seja pelo assunto! E é agora que entram as palavras da Rita, nossa consultora de imagem! Atentem bem no que ela vos diz...e não, não é na parte de eu ser querida, isso é ela que acha! 



Dezembro e Janeiro têm sido meses de muita chuva e a querida Joana pediu-me para vos dar algumas sugestões do que podem usar nestes dias tão cinzentos. 

Com base neste pedido, optei por vos sugerir algumas peças que considero essenciais nestes períodos de chuva e dar-vos algumas dicas de como usá-las. 

1 - Trench-coat 

A trench-coat  (gabardine) é um clássico que nunca sairá de moda e, por isso, um óptimo investimento. É uma peça com muito impacto que, por si só, enriquece bastante o visual. Como se trata de algo mais dispendioso, aconselho sempre a escolha de uma cor neutra, como o bege, castanho ou preto, para que seja mais versátil e rentável. No entanto, podem optar por uma cor diferente e fazer desta peça o destaque do vosso guarda-roupa. 

Na minha opinião, o modelo com comprimento médio é o mais elegante e fica bem a maior parte das mulheres. Se optarem por uma cor neutra, podem conjugar com qualquer outra cor (qualquer mesmo). Se optarem por uma trench-coat de uma cor forte, resultará num visual mais equilibrado se a conjugarem com cores neutras (bege, castanho, preto, cinza ou branco) ou mais sóbrias (bordeaux, verde tropa ou azul escuro). 

Embora seja mais associada a looks mais clássicos ou a dias menos frios, podemos conjugá-la de várias maneiras e para várias situações: 
- Usando peças mais casuais, tal como uma camisola de malha e umas galochas (dias mais frios), o que torna o look mais descontraído.
- Usando peças mais clássicas, tal como uma camisa  (dias menos frios) e uns botins de salto, o que torna o look mais elegante.  
- Pode mesmo ser ideal para usar por cima de um blazer. 


2 - Casaco impermeável acolchoado 

Pelo seu material, é uma óptima escolha para dias mais frios. É também ideal para quem trabalha em locais mais quentes, pois podem usar por baixo uma blusa mais fresca, estando quentes na rua e mais frescas dentro do edifício. Sendo uma peça com algum volume, podem compensar conjugando com peças mais justas para equilibrar. Podem também optar por cores e/ou padrões mais escuros. 

Deverão ter algum cuidado na escolha do modelo adequado ao vosso tipo de corpo: 
- Modelos mais curtos assentam melhor a mulheres mais baixinhas, pois as pernas parecerão maiores, alongando a figura. 
- Modelos com comprimento pela zona das ancas não favorecem quem tem as ancas largas, pois irá dar mais volume a esta zona. 
- Modelos cintados e/ou com cintos incorporados ajudam a adelgaçar a cintura, criando uma silhueta mais elegante. 
- Modelos muito volumosos são menos adequados a mulheres um pouco mais cheinhas, pois vão adicionar mais volume. 

Embora seja associado a looks casuais, pode ser usado em looks mais formais, como por exemplo, usando um modelo de cor neutra e cintado, com uma camisa branca, calças de corte clássico e uns botins de salto.  

No geral, se usado com acessórios mais elegantes contraria um pouco a casualidade da peça e enriquece o visual. 


3 - Galochas 

Considero-as especialmente úteis naqueles dias mesmo tempestuosos, principalmente para quem anda a pé ou de transportes públicos. 

Existe uma grande variedade de cores e padrões disponíveis nas lojas. Poderão escolher um modelo mais sóbrio para ambientes menos informais  (por exemplo, um modelo simples, preto e sem brilho)  e um modelo arrojado para os fins de semana  (por exemplo, um modelo de cor bem forte ou padrão bem divertido). 

As galochas de cano alto são o modelo mais usual, não sendo o mais favorecedor a todas as mulheres. Ficam aqui algumas dicas para vos ajudar a escolher:  
Para quem tem pernas mais grossas, as cores mais escuras ajudam a disfarçar.  
Para as mais baixinhas, o uso de uma cor igual à cor das calças  ou collants ajudará a alongar a figura. 

Apesar de bastante casuais, podem ser usadas com peças mais clássicas, criando looks adequados a alguns ambientes profissionais  (desde que não muito formais), por exemplo, conjugando com umas calças skinny de cor escura e sem detalhes, uma blusa mais clássica e uma trench-coat. 


4 - Botas 

Podem escolher outro calçado que não galochas. Eu, por exemplo, não gosto muito de galochas e uso sempre outro tipo de botas. 

Qualquer modelo, botins, cano médio ou cano alto, desde que seja impermeável. 

Podem ver mais opções e saber que modelo vos favorece aqui mesmo no blog da Joana, na rubrica do mês de Novembro. 


5 - Uma peça animada  

Que tal acrescentarem uma peça colorida ou com um padrão animado?
Já basta o tempo estar triste… Não acham?!

Podem optar por um pequeno “apontamento”, como um acessório (mala, cachecol ou outro), ou podem mesmo escolher uma peça de roupa, como uma camisola (mais discreto) ou um casaco (mais audaz).

Se preferirem um item colorido, aconselho a que o resto do visual seja à base de cores neutras ou sóbrias. Se preferirem um padrão, podem conjugar com peças lisas da mesma cor do padrão ou com peças de cores neutras.
Se quiserem mesmo arrojar, não sigam qualquer “regra” e conjuguem conforme o vosso gosto e estado de espírito…


6 - Mala impermeável 

Não querem as vossos preciosos itens (as mil e uma coisas que uma mulher guarda dentro da sua mala eheh) molhados, pois não?! 
Não tem nada que saber, basta escolher uma mala impermeável…

Se andarem de transportes públicos, uma óptima escolha pode ser uma mala a tiracolo. É mais fácil com toda a logística de guarda-chuva e "entra e sai" do transporte.  

Mas, para looks mais formais a mala de ombro  ou de mão são mais adequadas. 


7 - Roupa fácil de secar 

Se molharem as calças, convém que seque depressa para não andarmem o dia todo molhadas e desconfortáveis. 
Se usarem saia, levar uns collants de reserva pode ser uma excelente opção. 

8 - Chapéu-de-chuva 

Peça óbvia, mas não quis deixar de mencionar e referir que existem modelos bem giros, principalmente para quem não gosta muito de usar. 

Beijinhos grandes,
Rita C.

14 comments:

  1. Adorei o post, boas dicas e ao mesmo tempo achei um post animado...cheio de coisinhas boas e giras ;) :).
    Beijinhos

    misscokette.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, o meu nome é Rita Completo, sou a consultora que escreveu o post e queria agradecer a tua visita e o teu comentário. É muito importante para nós!
      Beijinhos,
      Rita C.

      Delete
  2. Adoro gabardines, principalmente as clássicas beges, acho super giras e nunca passam de moda :D
    beijinhos, jess
    girlygirlsthinkpink.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, o meu nome é Rita Completo, sou a consultora que escreveu o post e queria agradecer a tua visita e o teu comentário. Também adoro a gabardine bege, aliás, tenho uma eheh
      Beijinhos,
      Rita C.

      Delete
  3. Replies
    1. Olá. O meu nome é Rita Completo, sou a consultora que escreveu o post e queria agradecer a tua visita e o teu comentário.
      Beijinhos, Rita C.
      www.ritacompleto-consultoria-imagem. com

      Delete
  4. Replies
    1. Olá. O meu nome é Rita Completo, sou a consultora que escreveu o post e queria agradecer a tua visita e o teu comentário.
      E esperemos que não hajam muitos mais dias tão cinzentos!
      Beijinhos, Rita C.
      www.ritacompleto-consultoria-imagem. com

      Delete
  5. Adorei!!! Perfeito ;)
    quero ler muito mais posts deste género
    beijo enorme para as duas.
    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estes posts irão continuar a surgir no blog! :)

      Beijinhos!!

      Delete
    2. Oh muito obrigada pelo carinho! Enquanto novos pista não chegam aqui podes ir visitando o meu blog...
      Beijinhos,
      Rita C.
      www.ritacompleto-consultoria-imagem. com

      Delete
  6. Adorei o post! gosto muitooooo de roupa, acessórios, malas e botas! mas digo-te uma coisa, tenho dificuldade em conjugar um outfit, não sei porquê, gosto de ver no manequi ou cabide, mas depois na hora de experimentar é uma dor de cabeça fazer com que tudo funcione! Posts como este sempre ajudam um bocadinho. Beijokas!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Este é um daqueles posts que acaba sempre por fazer falta não é? :)
      Foi por isso mesmo que pensei nestes temas, mas para serem abordados por alguém realmente capaz de o fazer! Beijinhos

      Delete
    2. Olá Tânia. Juntamente com a tua agenda já seguiu uma pequena surpresa como agradecimento pelo carinho.
      Até breve.
      Beijinhos,
      Rita C.
      www.ritacompleto-consultoria-imagem. com

      Delete