December 15, 2015

Manutenção do aparelho ||

Na sexta-feira passada foi o dia de ir trocar os elásticos, a dita manutenção mensal do aparelho. Contudo eu já sabia que não iria ser apenas uma troca de elásticos. A médica já me tinha dito que para avançar com a união dos meus dentes da frente superiores, teria de colocar ali mais qualquer coisa. E assim foi. Não vou usar sempre termos médicos, apesar de ter perguntado tudo, porque queria saber o que estava a acontecer. Afinal de contas é a minha boca e quero sempre saber o que é feito para ir vendo os avanços.


O que então foi feito na consulta então foi o seguinte:
- Mudança do arame e dos elásticos (desta vez optei pelo vermelho, embora quisesse mesmo o preto),
- Colocação de um "arame" que eu intitulei de arame farpado, pois ao passar com a língua sinto-o arranhar-me a língua, para unir os dentes da frente. Está a apertar os dois e é da cor do arame dito normal, por isso, mal se nota! Não é algo que possa ser muito apertado, por isso não irei ver já as mudanças, é para ir trazendo resultados a médio prazo,
- Colocação de um elástico entre o canino esquerdo e o pré-molar, para que o dente possa rodar e se ir moldando ao outro sem que hajam espaços (elástico intermaxilar)


Vamos então aos resultados e ao que virá para o próximo mês...


Resultado... senti uma forte pressão no canino durante uns três dias. É normal, mas faz imensa confusão é verdade. Afinal de contas estamos a exercer uma força extra no dente e obrigá-lo a rodar, mas nada que não seja suportável. Permitiu-me comer normalmente, apesar de sentir a tal moinha. Mas sabem, o que quero mesmo é ver os dentes da frente unirem-se, ficarem juntinhos o mais rapidamente possível. Essa é que é essa! No entanto, enquanto eles não se juntam, já tenho um pré-molar completamente visível, e se ele estava escondido... mal se via! Agora vejo-o e bem! Para mim é uma alegria. Inicialmente o elástico nem podia ficar preso nos quatro lados, agora já pode. É mais do que bom e foi tão rápida essa mudança. Permite-me uma melhor higienização e só isso já vale muito! 



O próximo passo será arrancar os restantes dentes, sabem porquê? Porque no próximo mês coloco o aparelho inferior e provavelmente trocar o "araminho" normal por um arame australiano, que expande mais o maxilar! Lá vou eu andar aqui a queixar-me das dores e aos ai ai ais, mas é algo que tem de ser e é algo que quero muito! 

13 comments:

  1. Quando tudo passar valerá a pena ;)
    Beijinhos

    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Começo a ter certezas disso agora, por começar a ver as mudanças a surgirem na boca!
      Beijinhos querida

      Delete
  2. Até agora só tenho tirado os elástico e mudado cada vez para arames mais fortes. Não faço ideia como se chamam mas são arames simples :)
    Xoxo,

    A Cerejinha ♥ 1 ano de Blog

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eles estão numerados Ana, mas estar aqui a dizer nomes ou números é indiferente. Quero mesmo passar a informação da forma que eu a sinto e que acho mais fácil para todos!

      Espero que esteja a correr tudo bem contigo!

      Beijinhos

      Delete
  3. Tambem já usei aparelho e coloquei o de cima e o debaixo ao mesmo tempo por isso sei o que sao essas dores mas acredita que depois compensa a dor! :D
    Segui!!

    Abraço (:
    NEW POST! Through Streets Unbeaten

    ReplyDelete
    Replies
    1. Colocaram-te os dois ao mesmo tempo Nuno? Por comodidade pessoal, tendem sempre a pôr um de cada vez! Deves ter passado "fome" e imensas dores...

      Acredito que depois compense! Aliás espero bem que sim!
      Obrigado, vou seguir ;)

      Delete
  4. No final vais ver que todas as dores terão valido a pena ;D
    Eu também já usei aparelho e felizmente, no tempo que usei nunca senti dores insuportáveis, foi sempre mais aquela moinha.

    Beijinhoos****
    Cantinho da Suu

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acredito que sim Su! Há-de valer por tudo :)
      Beijinhos

      Delete
  5. Joaninha como ficam os elásticos vermelhos? Tens foto?
    Pensei em por os meus dessa cor, mas não sei como fica o efeito final... Só tenho o aparelho há 1 mês e usei o rosa claro...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Joaninha ficam bem! É uma cor que temos medo, mas nos dentes resulta lindamente! Como disse eu ia colocar preto, é outra cor que resulta bem. Aliás todas as cores pretas por norma resultam melhor do que as mais claras. Mancham menos, não mudam de cor ao longo do mês... Uma data de coisas boas!
      Acho que tenho, tirei no fim de semana, mas não sei se se nota! Assim que tirar uma boa eu mando-te por e-mail!

      Beijinhos

      Delete
  6. A minha dentista também me falou no preto mas achei que se notaria mais o aparelho... Mas lá está, sou um zero à esquerda nisto... :)

    ReplyDelete
  7. Olá :D grande coragem suportar essas dores, mas vale sempre a pena e no fundo é a tua imagem e isso vale muito mais..
    adorei a explicação, nunca usei aparelho mas acho que consegui perceber bastante bem a tua explicação !!

    Beijinhos, Jess
    http://girlygirlsthinkpink.blogspot.com/

    ReplyDelete
  8. Olá :)

    Pior que isso é rebentar um braquete e ''entortar'' uma bocadinho o arame. Isso sim, são verdadeiras dores. Feliz e infelizmente passei por tudo isso, agora é só mesmo o aparelho de noite :)
    Beijinho,
    Lígia

    http://lifestyleandcompany.blogspot.pt

    ReplyDelete