June 01, 2015

Hoje é o dia da criança, mas como andam as crianças de hoje?


Hoje é o dia de todas as crianças. Na minha opinião, é o dia de todos, porque todos já o fomos. E se para mim a adolescência nem sempre foi brilhante, a criancice até foi. Brinquei muito, ri muito, passeei muito, recebi muitas prendas e algumas palmadas, duas ou três se não me falha a memória! Uma da mãe, uma do pai e uma da professora da escola primária. E eu posso dizer que eles não tinham grande razão, porque eu era uma filha bem comportada, embora refilona, e quanto à professora, eu era uma das melhores alunas da turma, mas pronto! Não faz mal tê-las levado! 

Lembro-me de em alguns dos dias da criança, ir até ao Feira Nova (Pingo Doce, actualmente) e haver sempre brincadeiras, sítios para desenhar e prendas para receber! Eu adorava ir lá neste dia. Essa é a verdade! Mas hoje em dia, vejo um mundo de crianças diferente do de antigamente. 

As crianças começam muito cedo a ter problemas a vários níveis, e eu sei que parte tudo de casa, provém tudo dos pais. Mas não quererão os pais de hoje em dia proporcionar coisas boas aos seus filhos? Não quererão os pais de hoje educá-los bem? 
Para mim que hoje é dia da criança, é um excelente dia para meter a colherada e tentar chamar novamente as atenções para o que acontece diariamente e que cada vez mais envolve crianças. É cliché, eu sei, mas no meu tempo não era nada assim. Hoje em dia só se liga a marcas, há uma competição em muitos dos casos nas escolas, entre amigos para ver quem está mais a frente nas notas, noutros casos completamente inversos, os pais não ligam e os filhos são corridos por faltas e com notas que não lembra a ninguém. Eu não compreendo, são as nossas crianças e serão o futuro do nosso país. Esta é a grande verdade! 

É altura de abrir os olhos, de lhes dar a mão em vez de lhes dar um brinquedo! É altura de ensinar-lhes valores que se tendem a perder. É altura de deixá-los ser crianças, sem pressa de crescer. O que vejo são crianças com aspecto de adolescentes e adolescentes com adultos. Querem todos crescer, mas não passa de aspecto, em termos de atitude, essa, ainda falta em grandes quantidades. Ainda na semana passada, estava na paragem de autocarro em frente à escola onde andei no secundário, e eu deduzo que tenham chegado adolescentes também de secundário, e eu não ouvi uma conversa de jeito. E provavelmente 3 vezes piores do que na minha altura. Atenção que estou a ser simpática... 

Enfim. 

Feliz dia da criança a todas as crianças e aos que o são de coração! 

3 comments:

  1. Concordo tanto contigo...
    Na minha altura ainda brincava na rua, hoje não se vê isso e é triste. Faltam os valores de casa, os açoites dados na hora certa, e haver respeito!
    Hoje em dia falta muito respeito...enfim!

    Beijinho, e feliz dia :D

    ReplyDelete
  2. Tenho saudades dos tempos de brincar na rua com os amigos e estar segura. Hoje ando sempre de olho nos meus filhos, tenho medo, medo dos filhos dos outros, que não respeitam ninguém, que são mal educados e não obedecem a regras e valores

    ReplyDelete
  3. Foram as feridas que fiz, os dias em que brinquei na rua a dar de comer a formigas, brincar,passear, tirar fotografias que marcaram muito o meu tempo de criança se pudesse recuar o tempo apenas pedia para lá ficar mais um pouco. Beijinhos

    ReplyDelete