April 03, 2015

Sobre perder peso #16


A SIC Notícias criou agora uma nova plataforma, onde deixa alguns artigos disponíveis a nível interactivo e ontem, após o jantar, estive a ver o primeiro que falava justamente sobre peso. Os açucares que as pessoas permitem que entrem no corpo permanentemente sem sequer se aperceberem porque não olham para os rótulos. 

Desde uma certa altura comecei a olhar mais e a ter mais noção do que comia. E atenção, eu sou uma pessoa como todas as outras e também faço os meus erros. Ao fim ao cabo acho que todos os fazemos e isso é normal, não precisamos de nos sentir mal. O que sinceramente acho um crime é o facto de existirem pais a permitir que crianças de 12 anos ultrapassem os 100 kg. Eu confesso que para mim é perturbador, porque apesar de nunca ter chegado a esses valores nessa idade, tinha excesso de peso. 

Hoje em dia, cada vez mais existem crianças com excesso de peso e com obesidade, e eu acredito que elas não escolham. Elas não mandam naquilo que comem. São os pais que decidem dar ou não dar o que eles pedem. Aliás, são os pais que desde pequeninos muito provavelmente não fazem o esforço de colocar verdes à frente de qualquer outro alimento ou até mesmo um simples prato de fruta. Para além do sedentarismo que abunda na vida dos portugueses, que também é outro terrível factor.

Apesar de em vários assuntos nem sempre encontrarmos uma fonte fidedigna do que se fala na televisão, pelo menos nestes assuntos, deveriam ficar com a pulga atrás da orelha e chegarem-se à frente. Os valores apresentados pelos nutricionistas apresentam são valores realmente alarmantes e deveriam abrir os olhos às pessoas. Quilos e quilos de açucares, é uma coisa devastadora a todos os níveis. Podem levar à dependência e até mesmo à morte. 

Será que é o que querem para os seus filhos? Eu acredito que não queiram. Mas será que fazem algo para mudar isso? É como se estivessem a fazer a cama para se deitar, entendem? Só quando chegam ao limite é que percebem que a gravidade é muita. (E acreditem custou-me horrores olhar para aqueles dois irmãos gémeos com mais de 100 kg cada um, no meio de miúdos da mesma idade. Pareciam muito mais velhos do que os outros, e acaba por transtorná-los e deixá-los desconfortáveis perto dos outros colegas).

Abram os olhos cedo, os vossos pequeninos não merecem nada destas coisas. Embora a mensagem possa ser para todos os que têm excesso de peso ou até mesmo obesidade, a questão da alimentação nas crianças está a tornar-se cada vez mais alarmante. A frequência com que comem alimentos errados aumenta, e a qualidade de vida diminui. A mim preocupa-me. E muito mesmo. 

6 comments

  1. Concordo com a tua opinião mas lembra-te que o nosso país não é o pior de todos, nem perto disso. Porém acho que realmente temos de tomar mais atenção ao que ingerimos

    Http://mourissima.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se vivêssemos na América, certamente seria pior, eu sei disso linda, mas não consigo conceber casos destes, porque a verdade é que temos piorado de dia para dia, e se não esquecermos essas comparações, de certeza que nos vamos afundar mais e mais. Eu vejo crianças na rua que são umas autênticas bolinhas...e para além de ser mau para eles a nível pessoal, é ainda pior a nível da saúde.. Mas eu vou sempre ficar "mais perturbada" por ter tido excesso de peso, tanto que hoje em dia ainda por vezes digo que tenho de perder peso lol e depois dizem-me para ganhar juízo!

      Delete
  2. Concordo contigo. A culpa de tão má alimentação nas crianças é dos pais - conheço um caso em específico em que a miuda tinha SEMPRE chocolates e gomas e batatas fritas e bolachas e afins à mão. Comia isso quando queria e pronto, até durante a noite!

    Temos uma giveaway a decorrer :)
    http://dontmakeusblush.blogspot.pt/2015/03/giveaway-paleta-makeup-revolution.html

    ReplyDelete
    Replies
    1. É perturbador mesmo Mel... têm tudo o que querem "assim"

      Delete
  3. Esta Reportagem marca mesmo quem a vê. Também escrevi sobre ela no Atualidades. Não é por acaso.

    atualidadesbyclaudia.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. Sempre tivealguns problemas com o meu peso, sou o que se chama um iô-iô...
    Mas quando paro para pensar em tudo aquilo e como e misturo lá dentro fico mesmo um bocado nheeeck comigo mesma :p
    Beijinho e segui o teu blog *

    houseofblondie.blogspot.com

    ReplyDelete

Latest Instagrams

© Joana. Design by Fearne.