April 12, 2015

O livro "Jobs, Time and Money" de João Sousa



O livro que hoje vos apresento é um livro diferente. Desta vez não me foi enviado por nenhuma editora, foi um pedido diferente. O autor do mesmo teve conhecimento da existência deste pequeno cantinho e convidou-me a fazer a leitura do seu livro tão recente e assim tecer a minha opinião sobre o mesmo. O livro é da autoria de João Sousa e intitula-se "Jobs, Time and Money". Eu aceitei o desafio, por isso, agora chegou a altura de saberem a minha opinião.

O objectivo deste livro é apresentar trabalhos onde o tempo e o dinheiro andam de mãos dadas. Durante as 142 páginas que o compõem, o João apresenta trabalhos extremamente rentáveis tanto a nível de dinheiro, como a nível de tempo. Para todos aqueles jovens que estão em fase decisiva sobre aquilo que farão da sua vida é um livro excelente. Aqui podem encontrar formas de trabalharem e de ao mesmo tempo terem um bom período de férias. É claro que tem as suas exigências, mas acredito mesmo que quem for empreendedor o suficiente pode safar-te muito bem. De qualquer forma, não é para todos. Este livro é para pessoas que querem realmente, que são ambiciosas e que não se importam de sair da sua zona de conforto. 

Agora devem estar a perguntar-se "porquê?" e perguntam bem, mas a razão é simples. 

A grande maioria dos trabalhos apresentados ao longo do livro estão direccionados para quem gostar de trabalhar no mar, para quem gosta de viajar e conhecer novos países. Trabalhos onde é preciso disponibilizar tempo, onde em alguns casos seria melhor ser solteiro (pois é), porque alguns são trabalhos onde podem precisar ausentar-se durante 28 dias sim, 28 dias não. A periodicidade pode variar, mas isso poderão confirmar durante a leitura. O que posso garantir-vos é que os salários apresentados são sempre elevadíssimos. Pensem que é mais ou menos um esforço e teriam de aguentar-se durante um mês ou dois meses para depois puder descansar outros tantos, mas com um nível de vida elevado. Nós achamos sempre que não é possível, mas um facto é que o que o João apresenta são apenas casos que ele mesmo conheceu.

Eu poderia ficar aqui a enumerar os trabalhos e acabaria por não ajudar ninguém, porque no fundo precisam de ler para compreender melhor. De qualquer forma, alguns dos trabalhos indicados no livro são: trabalhos offshore, inspector de soldadura de pipelines, mergulhador, OIM, HSSE Manager, e por aí. No final do livro, também são apresentados trabalhos cujos salários não são tão elevados, ou seja, se calhar não chegam aos 10 mil euros, mas acho que muitos de nós conseguíamos viver bem com metade! Sei que muitos destes nomes podem não dizer nada a ninguém,  por isso o meu conselho é que comprem o livro. Porque este não tem de ser comprado apenas por jovens a terminar o 12° ano, pode ser comprado pelos próprios pais de forma a ajudar os seus filhos. E até mesmo por adultos que pretendam dar uma volta à sua vida.

As palavras finais do João, são aquelas que mais poderão encorajar por ser uma mensagem do autor para todos vós. Qualquer um de nós a embarcar numa aventura destas e a lutar por uma vida melhor.

Vivemos em Portugal, e sabemos as dificuldades pelas quais passamos, por isso,  se têm a capacidade de sair daqui para fora em busca de algo melhor... Porque não?

Acreditem, de tudo o que li, gostava realmente de ser capaz de fazer uma dessas coisas, para ficar de bem com a vida, estão a ver? Mas até agora, acho que não sou uma dessas pessoas, era uma reviravolta enorme, porém quem está a começar agora, quem ainda pode pegar em tudo do zero, porque não? Eu sou empreendedora, e tento fazer pela vida da forma que posso. Ainda não sou como as pessoas que o João conheceu e que deram uma volta gigante à vida, mas tu podes ser o próximo.

Através da página https://m.facebook.com/jobstimeandmoney podem informar-se sobre o projecto, ver vídeos, opiniões e sobretudo podem falar por lá com o próprio autor. É uma boa ideia, não é? Podem tirar todas as dúvidas e saber como podem ter o vosso livro!


1 comment:

  1. Joana cada vez mais gosto de te seguir e de te ler, escreves com alma* Continua assim*
    Beijinhos
    Matilde

    ReplyDelete