April 28, 2015

Blogger vs blogsapo vs wordpress

Esta é uma daquelas questões que pairam pela cabeça de muitas bloggers e muitos bloggers, claro que também passa pela cabeça de quem quer iniciar-se nestas andanças. Por isso, quero dar algum esclarecimento para todas pessoas que pretendam começar um blog ou que neste momento tenham um e estejam a repensar em qual plataforma poderão ser mais bem sucedidas. Contudo, quero deixar claro que todas as informações ou opiniões que irei aqui deixar são minhas, são dadas a nível pessoal depois de ter trabalho por detrás de algumas dessas plataformas. Desde o final do ano de 2014, tenho vindo a trabalhar no design de alguns blogs o que me permitiu passar pelas três plataformas e formular bem a minha opinião acerca das mesmas. Agora quero partilhá-la e se possível ajudar! 

Primeiro, vou mencionar os pontos fortes e fracos de cada uma das plataformas, e depois irei dizer qual seria a minha escolha. Se iria manter ou se seria preferível mudar!



O Blogger

É no blogger que me encontram e desde o inicio fui fiel, mantive-me sempre nesta plataforma. Por isso, conheço-a bem. É uma plataforma muito versátil e dá a possibilidade de transformar tudo ou praticamente tudo relativamente à imagem e disposição do blog. Para além de que nos dá uma quantidade de modelos disponíveis para todos aqueles que pretendam usá-las e não têm a preocupação de ter uma plataforma mais pessoal e diferente ou para aqueles que não entendam muito bem de html ou não sejam muito criativos, assim poderão sempre "safar-se" por cá. Mas como disse, é uma plataforma que nos permite mudar tudo, tamanhos, imagens, cores, enfim, uma panóplia de transformações. Já tem alguns anos em cima, mas não é velhota, porque continua em permanente actualização. 

Todos aqueles que pretendam usufruir do blogger, têm sempre a hipótese de criar algo muito próprio e quando se fartarem, podem sempre mudar uma e outra vez. Diria que é bastante utilizada e que grande parte dos bloggers são blogspot. Mesmo que posteriormente adoptem um domínio próprio. Também está ligada à google, o que para muitos acaba por facilitar a vida. 

Por isso, se querem um blog onde podem dar o vosso cunho pessoal e dizê-lo vosso, esta é uma excelente opção. A área de escrita, etc, é bastante fácil. O esquema ou o menu, como preferirem chamar, também é dos mais simples que já vi. Todo ele é visível e basta perdermos um pouco de tempo a ver as suas possibilidades. Por outro lado, se não têm conta google, se não pretendem passar a ter ou se não compreendem muito bem html, certamente deverão procurar uma plataforma mais "simples" a esse nível. 

Blogsapo

Esta foi a segunda plataforma que conheci, e vai de acordo com as últimas palavras que escrevi acima. Para aquelas pessoas que não conseguem trabalhar tão bem em html ou que pretendem ter um espaço seu, mas muito mais simplificado e que não sejam precisas horas para deixá-lo ao seu gosto, o blogsapo é uma das boas opções a nível de plataforma que actualmente encontram. 

O sapo oferece alguns modelos, já estruturados e distintos uns dos outros. Porém, não será possível transformá-los a nível de html como num blogspot. Isto relativamente a uma edição mais profunda de html. É uma das partes que acredito que poderá ser melhorada ou alterada, mas até à data ainda não é possível. É permitido usar um cabeçalho (ou header, para quem preferir) ao nosso gosto, mas nem todos os modelos se tornam compatíveis com os tamanhos, por exemplo. 

É então uma plataforma simples, que fornece muitas aplicações como o blogspot, mas que não nos permite tanta mudança, como muitas de nós gostamos. Mas se aceitarem as sugestões do sapo, ficaram bem servidos.

Wordpress

Esta foi a terceira e por enquanto a última na qual trabalhei. Tanto esta plataforma, como a plataforma blogsapo, fazem parte das mais simplificadas a nível de modelos. Julgo que o Wordpress fornece mais modelos que a plataforma anteriormente mencionada, mas de qualquer forma, são modelos pré feitos, em que é possível mudar alguma coisa, mas, que não permite grande edição profunda a nível de html. 

Suporta muitas mudanças, é verdade, é permitido colocarmos quase tudo o que queremos e gostamos, e, tal como o blogsapo, é uma plataforma bastante prática para quem gostar de apenas um pormenor ou outro. E dá-nos gadgets muito simples de aplicar sem envolvimento de html.

É também uma das plataformas ditas como uma das mais profissionais por muitas bloggers. Embora eu ache que cada uma é profissional à sua maneira, compreendo o que querem dizer. 

A nível de esquema de menu, devo dizer que é a que achei mais complexa interiormente. Provavelmente muitos irão olhar para além e pensar: ok, isto é realmente confuso! É um menu com muitas coisas, muitas funções e separadores. O que por vezes o torna lento, ou o que nos pode fazer vacilar numa ou noutra coisa. Por isso, a esse nível pode não ser uma tarefa fácil, é verdade, mas com jeitinho e muita calma, é uma plataforma igualmente boa. 

A minha escolha

Eu confesso que a minha escolha iria recair sempre na plataforma que ainda hoje tenho. Na minha opinião é das mais funcionais e fáceis de trabalhar. Gosto de pertencer ao blogspot, e não me pagam para dizer isto, atenção. Gosto, porque na minha opinião é simples e dá-nos tudo o que precisamos. Mesmo quem não compreenda muito bem html, o blogspot fornece-nos tanta coisa, e o seu interior é tão fácil de adicionar, ou mudar, que não o substituiria. 

Outra das vezes que me levaria a manter o blogspot, passa pela imagem do blog. Na minha opinião é nesta plataforma que conseguimos ter algo mesmo muito nosso, muito pessoal. Se queremos um blog com o tema X é só arranjar forma ou alguém que nos ajude e nos deixe o nosso cantinho ainda mais nosso. E nas outras plataformas, acabamos sempre um pouco mais dependentes das sugestões dadas. 

Para mim, esta é a maior diferença que encontro. Claro que também é importante saber que muitos dos bloggers escolhem o blogspot, mas no inicio, quando criei este espaço, nunca pensei nisso, porque era algo só para mim, algo anónimo. Quero com isto dizer, que, apesar de hoje em dia ter consciência de que é uma plataforma muito utilizada, não foi isso que me levou à sua escolha. E se aceitam um conselho da minha parte, também não o escolham só por essa razão.

Todas são boas, só que a diferentes níveis. O blogspot é na minha opinião o que menos condiciona a nível de imagem e o que se inclui. Resumisamente, é isto. E com algum jeito, conseguimos trabalhá-las o suficiente para não nos sentirmos tão condicionados pelo que nos apresentam.


Espero que tenha conseguido ajudar e dar respostas básicas a muitas das perguntas que já vi pela internet ao longo dos meses ou até mesmo anos. Caso tenham ficado com alguma curiosidade, basta deixarem um comentário e eu esclarecerei a mesma assim que possível. 

8 comments:

  1. Eu tive um blogue no bloguer e gostei bastante da plataforma, concordo com tudo o que disseste acima: é uma plataforma simples, fácil de utilizar e descomplicada; no entanto, achei que em termos de visitas tinha menos pessoas. Notei bastante a diferença relativamente ao wordpress onde há mais pessoas a visitarem os blogues mesmo sem serem conhecidos.

    Em termos de estrutura, o wordpress é mais profissional e para quem nunca trabalhou no mundo da blogosfera vai achar muito confuso e complicado, para além disso é uma plataforma mais limitada nos widgets e gadgets (há muitos que ainda não funcionam nesta plataforma).

    A plataforma do Sapo nunca usei, mas sigo alguns blogs lá e não gosto muito.

    Neste momento uso o wordpress e estou contente, apesar das limitações que ainda tem.

    beijinhos!

    ReplyDelete
  2. Gostaria de acrescentar um pequeno defeito ao Sapo: não têm uma aplicação para telemóvel ou Ipad. Para muitos bloggers essa aplicação é muito importante. Estive uma semanas sem computador e via-me grega para colocar e editar os meus post online.

    Já escrevi um post sobre este problema e reportei-o à Sapo. Na minha opinião o Blogger e o Wordpress estão a frente nesta categoria. - www.heidiland.blogs.sapo.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado por forneceres mais essa informação Débora!

      Porque não pensas em importar? Beijinhos!

      Delete
    2. Porque sou uma blogger há meia dúzia de meses e queria dar uma oportunidade à Sapo. Importar um blogue de um domínio para outro dá trabalho e podemos correr alguns riscos. Por exemplo: perder seguidores.

      Ainda ando a estudar os prós e contras de uma eventual mudança.

      Delete
  3. Gostei muito deste post pois assim fico muito mais informada*
    Uso wordpress por recomendacao do marido que e informatico e ele percebe bastante destas andancas das internets* Eu tambem gosto de ir aprendendo alguma coisa porque e sempre bom*
    Obrigada, querida Joana por mais um excelente post*
    Beijinhos*

    http://matildeferreira.co.uk

    ReplyDelete
  4. Adorei o post. Acho ótimo para quem está a pensar criar um blog :) eu já estou no blogspot desde o meu primeiro blog e adoro. Beijinho

    The eyes of a Mermaid | Facebook Page | Youtube channel

    ReplyDelete
  5. Post bastante útil para quem ainda tem dúvidas!
    Ainda criei um blog no sapo, mas achei que estava muito limitada. Decidi experimentar o blogger e, apesar de ser uma principiante à esquerda, acho que me vou dar muito melhor! Obrigada :)

    ReplyDelete