March 22, 2015

A palavra confiança não é o que era

Pelo menos para mim, a palavra confiança está na mó de baixo. Hoje em dia a minha capacidade para confiar em alguém tornou-se mais reduzida, para não dizer até mesmo que se transformou em algo nulo. Sinto uma extrema dificuldade em confiar nas coisas e nas pessoas. Sobretudo nas pessoas. O ser humano, sempre foi complicado, bem sei. Porém, os valores que hoje prevalecem não são os que me formaram, nem os que me ensinaram. As pessoas falham, é verdade, mas isso são todas, não é? Ninguém é perfeito. Mal de nós, se fossemos todos perfeitos. Mas será que não podíamos ter determinadas qualidades que julgo essenciais para conviver em sociedade? Se calhar não deveria chamar-lhes qualidades, porque não passa por qualidade, é mais um valor que deveria fazer parte de nós para conseguirmos viver bem uns com os outros. 

Por vezes, sinto-me cansada por não reconhecer essa qualidade ou esse valor nas pessoas. O mundo em que estamos tem vindo a deixar que isso acontece. Não vivemos uma crise económica, vivemos sobretudo uma crise de valores - de valores de uns para com os outros, onde prima o individualismo, onde o importante é o nosso umbigo e a saúde do mesmo. Não interessa se o umbigo alheio precisa de nós, se precisa de respeito. Tenho pena que a verdade seja esta, mas não consigo ver outra. 

É o querer ser, fazer, afirmar-se. O único problema é quando passamos por cima das pessoas e das suas ideias. E eu, que luto tanto para este blog pouco conhecido primar pela diferença, para não fazer o que a maioria faz, acabo sempre por ver uma ideia ou outra noutro sitio qualquer. E atenção, todos nós podemos ser Idiotas com I maiúsculo. O problema, é que para se ser um verdadeiro idiota temos de deixar que as ideias nasçam de nós, e não pegar em nada que seja de outrem. O sucesso será maior, marcará mais a diferença. Não vale a pena fazê-lo de forma contraria. É isso que tenho tentado fazer. O banal não me interessa muito, embora esteja em todos nós uma vez ou outra. 

Será possível passar por cima desta crise de valores? Conseguirei confiar em alguém e não sentir por vezes necessidade de abandonar o barco? 

Digam de vossa justiça. Estarei de ouvido bem abertos e com as atenções viradas para as vossas palavras. 


4 comments

  1. Olá linda, estou a passar por cá para informar-te que nomeei-te para responder a uma TAG, espero que gostes.
    Beijinhos
    http://bbelieve123.blogspot.pt/2015/03/tag-amo-odeio.html

    ReplyDelete
  2. Já faz um longo tempo de deixei de acreditar e/ou confiar em muitas pessoas. E comecei a ser mais observadora. E desde que 'abri os olhos' para várias situações percebi que fui muito prejudicada por quem pensava que era minha amiga. Tudo o que me passava pela cabeça eu contava com a maior confiança e passados uns dias era ela quem estava onde eu queria estar, era ela que começava a fazer o que eu tinha pensado fazer. E achava apenas uma coincidência. Mas afinal era tudo propositado. Talvez tirava notas do que lhe contava e achava que realmente era uma boa ideia, mas para ela. E assim foi durante muito tempo. Acho muito triste o ser humano não ter a capacidade de ficar feliz por outra pessoa estar feliz e de não ser capaz de ter ideias próprias, sem ter que se 'apropriar' de outras. Hoje em dia penso muito e falo pouco sobre o que quero fazer a seguir. É a melhor solução. A confiança é um dos valores que demora muito a ser conquistado. E parece que está em vias de extinção!
    Beijinhos ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que comentário bom Vanda! Obrigado pelas palavrinhas. Confesso que hoje estou a precisar de ouvir/ler coisas deste género. Pelo menos sinto-me menos "E.T."

      Afinal de contas, e neste caso que não me conheces de parte alguma, sou uma pessoa que mostra sempre ser bastante forte, só que lá está... afinal também vou abaixo!

      Beijinhos e obrigado mais uma vez! :)

      Delete
  3. Olá querida, não sei se já respondeste mas indiquei-te nesta tag :) http://nessiepresso.blogspot.pt/2015/03/7-coisas-amoodeio.html

    feliz domingo xx

    ReplyDelete

Latest Instagrams

© Joana. Design by Fearne.