November 05, 2014

Sobre notícias #9

Antes de tecer os meus ricos comentários a esta notícia de m#*&! deixo-vos aqui o link para puderem ler com os vossos próprios olhinhos: Merkel diz que Portugal tem demasiados licenciados.

E agora vamos lá ver... Eu até entendo que seja bom a existência de determinados cursos e que não podemos todos gostar da mesma coisa. É bom ter vários caminhos em aberto que se possam seguir, mas não é de todo normal que se diga que existem demasiados licenciados em Portugal.
Recordo-me que no meu tempo de adolescência se incentivava a seguir entrar na faculdade para conseguir ter melhores condições. Mas quer-me cá parecer a mim que afinal já não é bem assim. Os ditos "cursos vocacionais" desculpem lá a minha honestidade mas trabalho com crianças... só ajuda a que não acabem sequer a escolaridade obrigatória da forma mais normal a que estamos habituados. Ahh.... chumbei no 5º, ou no 6º.... ahhh chumbei duas vezes, então há ali qualquer coisa e vamos passar para um vocacional. Ok. É assim que as coisas estão para os que não sabem! E depois depara-mo-nos com miudos(as) que realmente vão ter de envergar por um vocacional porque não conseguem de facto aprender, e são levados para esses cursos como salvação, que não é salvação. E depois sabemos como acabam muitos dos casos. E sim salvaguardo alguns casos porque nem todos terminam da mesma forma, mas muitos têm finais tristes.... 

Minha rica senhora incentive só o estudo, pode ser? E já agora olhe bem para o ensino em Portugal e para as suas necessidades! 


4 comments:

  1. Esta senhora mais valia estar caladinha...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo contigo...

      Vou seguir o blog, retribuis?
      *

      Delete
  2. O problema é que os cursos profissionais que temos são uma treta. Mal estruturados e mal concebidos, e depois é o que se vê.
    Devia de se optimizar esses cursos -a algumas licenciaturas também, que há delas que valha-me deus - e aí talvez tivéssemos uma formação adequada e de qualidade.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu é que havia de estar a governar ahah. Era um tal de por tudo em sentido! O nosso país está a ir de mal a pior, e isso dá-me cabo da cabeça... que futuro é este.... Não é!

      Delete