January 26, 2010

Essência

Essência: aquilo que faz de uma coisa o que ela é, sem a qual não seria aquilo que é. 

Sempre gostei de filosofia, embora deteste estar sentada durante uma hora e meia a ouvir debitarem matéria; mas assim é diferente. O tema agradou-me. Salientou-se o facto de ser um tema bastante abstracto, mas, é mesmo esse facto que me faz ouvir tudo com atenção. E a essência de tudo é mesmo assim, é aquele pormenor, aquela expressão ou palavra que se fosse retirada, essa coisa jamais seria aquilo que na realidade é. Se me tirassem determinadas características eu deixaria de ser quem sou. Posso mudar, posso alterar e limar pequenas falhas. Posso tentar aperfeiçoar-me, que é o que todo o ser humano faz ou devia fazer, mas, as características que fazem da pessoa o que ela é, devem permanecer com a própria pessoa. Senão perde-se a pessoa, perde-se dela própria, da sua essência. Não hei-de perder a minha nunca, mas hei-de limá-la. Hei-de dar-lhe novos contornos, e hei-de acrescentar-lhe o que vou sendo a cada dia que passa. Vou dando passos, pequenos passos. E levo sempre a minha essência comigo.

Post a Comment

Latest Instagrams

© Joana. Design by Fearne.